Dermatologia é a especialidade médica responsável por cuidar do maior órgão do nosso corpo, a pele. E você nem imagina o quanto essa especialidade contribui com o nosso cotidiano. Ela está onde você menos espera. Nesse post, você irá encontrar tudo o que você precisa saber sobre a dermatologia.
A pele é formada pelas seguintes estruturas: a epiderme (camada externa que fica em contato com o ar) e a derme (camada mais profunda). Um médico dermatologista tem seu foco em prevenir, diagnosticar e tratar condições diversas e doenças que possam afetar essa parte do nosso corpo.
Mas o que você provavelmente não sabe, é que o dermatologista também é responsável por áreas adjacentes à pele, como cabelos, unhas, pelos e mucosas (que podem incluir gengiva, língua, boca, lábios e área genital).
Prevenção
O dermatologista tem um papel importante na orientação do paciente em relação à prevenção de problemas que podem afetar a pele, como as orientações que são dadas acerca do uso de protetor solar como forma de prevenir o câncer, ou produtos específicos para uso diário de acordo com seu tipo de pele, e muito mais.
Doenças
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, existem mais de 3 mil condições médicas e doenças que podem afetar essas partes do corpo humano. As mais comuns são: acne, alergias, vitiligo, psoríase, queda de cabelo, hanseníase, micoses diversas, melasma e o tão temido câncer da pele.
Sub especialidades da Dermatologia
Um médico dermatologista pode ser consultado para tratar de problemas estéticos, como os que advém das espinhas e manchas que podem ocasionalmente aparecer no rosto. Nesses casos, a especialidade médica ganha o nome de Dermatologia Estética. Nesse braço da dermatologia, o médico atua em prol da manutenção da beleza da pele.
Quando as condições da pele afetam adolescentes, crianças e bebês, um médico da especialidade da Dermatologia Pediátrica pode ser consultado. Eles realizam o tratamento de condições simples, como a pediculose (piolho) e a escabiose (sarna), até doenças como dermatite seborreica, que pode se apresentar como caspa, e a dermatite atópica, que faz com que a pele da criança tenha uma grande sensibilidade a substâncias como cloro de piscina, poeira e fumaça de cigarro, sendo que se a criança entrar em contato com elas, pode passar pela formação de manchas e machucados que podem coçar muito.
Para tratar das alergias especificamente, o ramo a ser utilizado é o da Alergo Dermatologia, especialidade que serve como uma junção da dermatologia com a alergologia, tratando especificamente das condições alérgicas da pele. Muitas vezes, para determinar as alergias, os médicos dessa vertente fazem uso de testes como o prick test, que pode verificar se o paciente tem alergia a materiais como poeira, pólen, látex e fungos.
Fonte: Central de Consultas
Hi, this is a comment.
To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
Commenter avatars come from Gravatar.