Tratamentos
O tratamento indicado para cada paciente é único e depende diretamente de uma investigação da causa e do problema de cada um. O primeiro passo para quem sofre com quedas e quebra dos fios, calvície ou infecções no couro cabeludo, é realizar uma consulta tricológica completa. Veja quais procedimentos existem:
1- Primeiro é realizado a anamnese e o exame físico, feitos para avaliar detalhadamente o couro cabeludo e o estado dos fios do paciente. São realizados também o mapeamento capilar e a dermatoscopia digital.
2- Se for preciso investigar a fundo a situação do paciente, podem ser necessários exames complementares, como a tricoscopia ou ainda exame dermatoscópico do cabelo e couro cabeludo (um importante procedimento capaz de diagnosticar a raíz de diversas patologias).
Quais doenças a tricologia é capaz de diagnosticar?
A tricologia é mais conhecida por conta dos tratamentos contra a calvície – tanto masculina quanto feminina, seja por causas autoimunes ou fatores hereditários. Essa especialidade também cuida das doenças que ocorrem nas hastes foliculares dos fios, além dos problemas de natureza química, como danos devido a tinturas em excesso ou perda de fios através de quimioterapia.
Indo além dos fios, a tricologia também atua no tratamento de doenças como a psoríase (infecções diversas no couro cabeludo), e a dermatite seborreica – mais difundida entre as pessoas como caspa.
Doenças menos conhecidas como o lúpus, que afeta o couro cabeludo, a foliculite decalvante e a foliculite dissecante, são igualmente tratadas pelo médico dermatologista especialista em tricologia.
A importância de ir ao dermatologista
No Brasil, existe uma grande diversidade de formatos e textura de fios e, atualmente, a área da tricologia tem se desenvolvido cada vez mais para melhor estudar e tratar os problemas nos cabelos de qualquer tipo.
Mas infelizmente, por muitas vezes, as pessoas procuram métodos caseiros ou pouco confiáveis para reduzir os problemas de queda de cabelo, ou ainda sofrem por anos sem procurar ajuda especializada.
Não se trata apenas de uma questão estética, e sim, de saúde. A queda ou quebra nos fios é sinal de que algo no seu organismo está errado, podendo também ser sintomas de doenças mais graves. Adiar os cuidados de um couro cabeludo danificado podem permitir o avanço de distúrbios que poderiam ser tratados ou solucionados se descobertos em sua fase inicial.
Os cabelos certamente são fundamentais para a autoestima de qualquer indivíduo, porém é preciso atenção para as questões que dão origem às doenças.
Ao identificar problemas com seus fios, não aposte em produtos de beleza ou soluções milagrosas. Somente um profissional da área da dermatologia será capaz de diagnosticar corretamente qual é a sua situação e como deve ser o tratamento do problema.