As onicomicoses são infecções fúngicas das unhas. As unhas dos pés são afetadas mais comumente que as das mãos, pois oferecem um ambiente mais propício ao desenvolvimento dos fungos (umidade, escuro e aquecimento) encontrados dentro dos calçados. Além disso, a queratina (material de que a unha é composta), “alimento” dos fungos, é mais abundante nas unhas dos pés que nas das mãos. Existe um tratamento para unhas com micose através do Fotona, que deixará você encantado pela sua funcionalidade.
As onicomicoses representam tanto um problema de saúde quanto um problema estético e, sob ambas as vertentes, requerem pronta solução. Frequentemente, as onicomicoses estão associadas às dermatomicoses.
Manifestações clínicas de onicomicos
Existem diversas formas de manifestação clínica de onicomicose, dentre elas estão:
Deslocamento da borda livre: esta é a forma mais frequente. A unha se desprende do seu leito, normalmente começando pelo canto, ficando ôca. Pode ocorrer aglomeração de material sob a unha.
Espessamento: as unhas ficam mais espessas, endurecidas e grossas. Pode estar associada à dor e apresentar aspecto de “unha em telha” ou “unha de gavião”.
Leuconíquia: são manchas brancas na superfície da lâmina ungueal.
Destruição e deformidades: a unha torna-se frágil, quebradiça, rompendo-se na parte anterior, ficando deformada.
Paroníquia (unheiro): o contorno da unha inflama, ficando dolorida, inchada e avermelhada. O resultado disso é uma unha ondulada, que apresenta alterações em sua superfície.
Diagnóstico com ajuda do dermatologista
A aparência das unhas afetadas pela onicomicose é um elemento importante para definir o diagnóstico clínico da doença, mas não basta. É preciso identificar o agente infeccioso a fim de estabelecer o diagnóstico diferencial com outras doenças dermatológicas, como a psoríase, líquen plano, eczemas e o melanoma subungueal que, embora incomum, pode surgir embaixo da unha. Nesse sentido, o exame micológico direto e o de cultura são úteis para pesquisar a presença e as características do agente infectante em fragmentos obtidos pela raspagem das unhas doentes.
Através de um diagnóstico preciso feito pelo dermatologista será indicado o tratamento para unhas com micose de acordo com o caso do paciente.